quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cordel Engajado mostrando que arte não se separa da política


O Cordel historicamente se caracteriza como um importante elemento de comunicação social compartilhado com as camadas populares. De forma simples e direta o cordel consegue informar, formar, denunciar, alertar   e criar encantamentos.

Uma literatura acessível que pode contribuir de forma consequente para a democratização dos novos olhares  e empodeiramentos dos movimentos sociais ligados a arte e a cultura, bem como para  o grande público excluído dos espaços  e do debate sobre a fruição  artística.

O Projeto Cordel Engajado do Coletivo Camaradas foi apoiado pelo Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré do Ministério da Cultura. Foram produzidos 21 mil cordéis que  são distribuídos gratuitamente em escolas, universidades, ONGs e nas atividades dos Camaradas.

O projeto contemplou os seguintes cordelistas Salete Maria, Cacá Araújo, Oswald Barroso, Nezite Alencar, Maércio Lopes, Hamurábi Batista, Adailton Ferreira, Josenir Lacerda e xilogravuras de Hamurabi Batista e Carlos Henrique.

O Coletivo Camaradas tem sede na cidade do Crato – CE.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário